Destacando a importância da segurança pública e responsabilidade cidadã junto aos estudantes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com integração do Núcleo de Segurança Escolar, tem promovido palestras educativas sobre cidadania, segurança nas escolas, combate à violência e ao bullying, mediação de conflitos, entre outros temas.
A iniciativa busca oferecer segurança preventiva, a fim de garantir condições favoráveis para a manutenção da cultura de paz, além de atuar como ação socioeducativa, promovendo atividades lúdicas, palestras, brincadeiras e a construção de medidas de enfrentamento à violência, vandalismo e uso de álcool e drogas, a fim de criar espaços de debates como forma de prevenção, e da busca de soluções conjuntas diante de situações que comprometam a segurança do ambiente escolar.
Os encontros tiveram início no mês de julho, com programação que já contemplou as escolas municipais Profª. Edualdina Damásio, 25 de julho, Celso Cavalcante, e EMEI Bolivar Santana. As apresentações atendem a um calendário, elaborado para que todas as unidades escolares e EMEI’s recebam, pelo menos uma vez durante o período escolar, as iniciativas do Núcleo de Segurança Escolar, por meio da ronda disciplinar.
O coordenador do Núcleo de Segurança Escolar, Ailton dos Santos, comentou sobre o trabalho desenvolvido. “A iniciativa surgiu a partir de demandas trazidas pelos gestores das escolas municipais que, apontaram algumas situações de indisciplina e violência provocadas pelos alunos. Dessa forma, foram pensadas estratégias para a realização de um trabalho preventivo, no sentido de estabelecer o controle da violência e refletir sobre a importância da boa convivência. O ciclo de palestras educativas aborda temáticas que enfatizam os valores éticos e morais que estimulem o exercício da cidadania, trazendo resultados positivos nas unidades de ensino visitadas”, disse Ailton.
“O trabalho educativo e preventivo realizado pelo Núcleo de Segurança Escolar, trouxe visíveis melhorias na convivência entre nossos alunos. Toda equipe gestora, de professores e servidores, puderam identificar que a ação reforçou a segurança e disciplina na escola, tornando menos recorrente comportamentos considerados inadequados para garantia de um convívio de respeito. Somos muito gratos pelo trabalho desenvolvido e já estamos na expectativa dos próximos encontros”, comentou Josenilda Dias, vice-gestora da Escola Municipal Celso Cavalcante.
Fonte: Ascom
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Ansiedade já é a terceira causa que mais afasta o brasileiro do trabalho em 2024
Outubro Rosa: Prefeitura de Juazeiro realiza mutirões de saúde noturno nesta quarta-feir...
Polícia Civil prende o homem suspeito de assassinar o personal trainer Giovanny Diniz
Personal trainer foi assassinado nesta segunda (21) em Petrolina
Roni Figueiredo - Coluna Social